Home > Conheça

Conheça o BRT

frota de 440 ônibus articulados
1 ônibus substitui 126 carros em média
6 mil estudantes das comunidades de Santa Cruz e Vicente de Carvalho são beneficiados por projetos sociais
277 mil internaltas interagem no Facebook e Twitter do BRT Rio
44 horas economizadas por mês do trabalhador que faz o trajeto Barra da Tijuca x Santa Cruz
97 km de corredores exclusivos
2,1 mil colaboradoes
Cerca de 440 mil passageiros por dia
11,7 milhões de passageiros trasportados durante os jogos Rio 2016

BRT

Significa, em inglês, Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit) Na prática, representa um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem para os passageiros. Este modelo de mobilidade existe em 140 países e, aqui na cidade do Rio de Janeiro, é administrado por um grupo de empresas privadas de transporte de passageiros, reunidas em um consórcio. Nos corredores, cerca de 450 mil pessoas são transportadas por dia. Os números do BRT Rio impressionam, principalmente, por se tratar de um investimento relativamente novo: nele já são feitas 8 mil viagens diárias com uma frota de 440 ônibus.

Uma particularidade foi o movimento registrado nas Olímpiadas. Sendo um dos principais modais de transporte da cidade, O BRT Rio transportou, em todo o seu sistema, durante os dias de competições, 11,7 milhões de passageiros. Esse público é maior que a população de Portugal, que é de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes.

Transoeste

O Transoeste é o primeiro corredor em operação na cidade do Rio e transporta, por dia, 216 mil passageiros, em 60 quilômetros de pista exclusiva, 62 estações e quatro terminais (Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico).

Sua primeira fase foi inaugurada em 2012, com o trajeto que ligava a Barra da Tijuca ao bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste. Em sequência, veio a ampliação da via para Campo Grande e Paciência. Em agosto de 2016, foi implementado o Lote Zero, onde o BRT integra com a linha 4 do metrô, no terminal Jardim Oceânico.

Transcarioca

Inaugurado em 2014, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, o corredor expresso liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Diariamente, o corredor atende 234 mil passageiros, que circulam pelos seus 39 quilômetros e 45 estações que interligam 27 bairros das zonas norte e oeste.

Nas estações Madureira Manaceia e Olaria, o BRT é integrado com trem da Supervia e em Vicente de Carvalho faz integração com a linha 2 do Metrô.

Transolímpica

Inaugurada em agosto de 2016, o corredor, com 18 estações e três terminais (Recreio, Centro Olímpico e Sulacap) possui 26 quilômetros de pista exclusiva. A expectativa é que, em seu pleno funcionamento, a via, que passa por 11 regiões, chegue a transportar 70 mil passageiros por dia e reduza o tempo de viagem em até 60%, dos passageiros que viajam entre a Av. Salvador Allende, no Recreio, até Deodoro.

Diferentemente do Transoeste e da Transarioca, que têm a conservação das pistas sob responsabilidade da Prefeitura do Rio, o Transolímpica tem sua conservação de via feita pela Concessionária ViaRio S.A., que também administra o pedágio e oferece os serviços de resgate e socorro médico em todo o trecho.

Livro de Visitas

18/06/2015 Estudantes Alunos do CIEP Charles Darwin Angra dos Reis VER MAIS
16/01/2014 Comitiva de Engenheiros Empresa de Desenvolvimento Campinas VER MAIS
16/12/2013 Comitiva Turca Dirigentes da IETT Istambul VER MAIS
13/12/2013 Maria Alejandra Guilarte Castro Engenheira Venezuela VER MAIS
06/12/2013 10 Integrantes Conselho da Cidade Rio de Janeiro VER MAIS

Missão

“Promover a melhoria na mobilidade e competitividade do Negócio no Município do Rio de Janeiro, através da Gestão Operacional integrada dos serviços compartilhados em Transporte Público”

Valores

Resultado
Focar o atingimento de metas
Integração
Somar esforços na busca por objetivos comuns
Responsabilidade Socioambiental
Gerar crescimento social, preservando o meio ambiente..
Comprometimento
Saber que posso contar com você
Transparência
Compromisso com a verdade

Visão 2018

“Ser o melhor Sistema de BRT para o Brasil”

Política de Qualidade

Promover viagens com qualidade, buscando a satisfação de nossos clientes e colaboradores, através do atendimento aos requisitos aplicáveis e da melhoria contínua dos processos, resultados e eficácia do Sistema de Gestão.

Galeria de Fotos